Como Fazer Kefir de Leite em Casa

O Kefir, ou Quefir é um alimento probiótico natural e muito saudável. Pode ser cultivado em casa e é poderoso aliado da boa saúde, pois traz muitos benefícios ao nosso organismo.

Fazer o Kefir de leite, ou de água em casa exige um certo preparo diário, mas vale muito a pena. Neste artigo vamos ensinar como você pode prepara em casa seu Kefir de leite, e quais os benefícios que ele pode trazer para a saúde de sua família.

kefir-de-leite

Como o Kefir Beneficia a Saúde:

O Kefir de leite é uma opção saudável para quem possui alergia ou intolerância à lactose. Ele se alimenta da lactose do leite, e naturalmente deixa o leite livre da lactose e repleto de benefícios para a saúde.

O Kefir é um probiótico natural – um organismo vivo como os lactobacilos, que protegem a flora intestinal e proporcionam melhor absorção dos nutrientes ao organismo.

O leite cremoso resultante é nutricionalmente muito rico e possui menos lactose, e repleto de probióticos benéficos para a saúde: são 13 tipos de lactobacilos diferentes e poderosos. Um alimento super saudável, que pode proteger o nosso organismo contra doenças, fortalecendo o sistema imune de forma natural.

A diferença entre o Kefir de Leite e os iogurtes está no potencial de suas leveduras. O Kefir possui muito mais leveduras saudáveis e atua de forma mais forte no organismo. Sua ação protege o organismo de bactérias patogênicas e fortalecem o sistema imune naturalmente.

Os pequenos grãos do Kefir agem no leite pasteurizado ou cru. E esses microrganismos processam o leite  consumindo a lactose, e diminuir a caseína e albumina, e sintetizando o ácido lático, lactose e também outras enzimas. Eles modificam os sais de cálcio, e todo esse processo natural que o Kefir causa no leite, resulta em um leite de sabor agridoce, mais ácido, e muito melhor absorvido pelo nosso organismo.

Para que o seu Kefir não fique muito ácido, não deixe por mais de 16 a 18 horas em preparação. E você pode também depois utilizar esse preparado do seu Kefir para fazer um creme que substituiu nata e requeijão em muitas receitas e no consumo diário, confira como fazer:

Como Preparar o Kefir de Leite em Casa:

Para prepara seu Kefir de Leite você precisará primeiro adquirir seus primeiros grãos de Kefir.

Poderá encontrar doações em grupos de sua cidade, pois depois que começamos a cultivá-los eles crescem muito e precisamos descartar as sobras,  e doar é espalhar saúde para outros. Quem cultiva o Kefir geralmente aprecia tanto seus bons resultados e seus benefícios que naturalmente deseja passar para outros isso com amor.

Mas se não encontrar doações, poderá adquirir no Mercado Livre. Eles enviam também instruções de como começar o preparo dos grãos.

Depois que seus grãos estiverem em suas mãos, se tiver comprado siga as instruções de preparação iniciais, e este será seu trabalho diário para o cultivar:

  • Todos dos dias, precisará trocar seu Kefir de leite. Uma quantidade de mais ou menos o tamanho de uma ervilha de Kefir, precisa de uns 150 ml de leite, na temperatura ambiente, para crescer e produzir o Kefir.
  • ao trocar o leite, utilize uma peneira plástica, para conseguir achar o Kefir e mudar ele de pote para o leite novo. Sempre use pote de vidro para preparar seu Kefir.
  • Depois que trocar o leite, use um pedaço de papel toalha com furinhos feitos com palito de dente para passar ar, e tampe o pote de vidro com Kefir, pode ser com um elástico, para evitar que algum mosquitinho entre nele.
  • Para um Kefir cremoso mas não muito ácido, deixe apenas entre 16 e 18 horas, mas se quiser um Kefir mais consistente, pode deixar 24 horas.
  • Deixe seu Kefir em preparação num local protegido do sol, ao ambiente livre, não pode ser refrigerado enquanto está sendo cultivado. Depois que estiver pronto e retirar os grãos, o leite pronto pode ser levado a geladeira, sem os grãos de Kefir.

Como Fazer Creme de Kefir que Substitui Nata:

Este creme pode ser utilizado em muitas receitas, e é delicioso com geléias e torradas, pães e bolos!

Além disso é super saudável e pode ser consumido todos os dias. Seu organismo não precisará mais de iogurtes se utilizar o Kefir diariamente.

Para fazer é muito simples:

  • Pegue o leite produzido pelo Kefir depois de 16 a 24 horas, a seu gosto
  • Retire os grãos de Kefir com a peneira plástica para poder prepara mais Kefir conforme explicado acima
  • Pegue este leite pronto do Kefir e coloque num escorredor com um papel de coar café, com um recipiente embaixo para ficar a água, ou soro, (que é muito benéfica para quem faz exercícios e quer ganhar massa muscular magra)
  • Deixe na geladeira por algumas horas, e depois retire com uma colher para um potinho com tampa, e agora é só se deliciar!

Inclua o Kefir na sua alimentação, é uma opção saudável, ajuda a prevenir e controlar muitas doenças, como diabetes, e também previne infecções intestinais naturalmente, pois fortalece as defesas do intestino, melhorando a absorção dos nutrientes.

Curtiu o artigo? Compartilhe😉

Confira Estes Artigos:

Dream Caps

AlfaCaps

Erectill Extra Force

Lectus Caps

T Kress Pro

 

Como Fazer Kefir de Leite em Casa
5 (100%) 2 votes

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

11 − dois =

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.